Bumba Meu Boi Ipojucano |
O Bumba Meu Boi Ipojucano surge no ano de 2018, materializado por uma aquisição de um boi pernambucano carnavalesco, encomendado para ressurgir e recriar a cultura popular do Ipojuca.
A idéia de se retomar as brincadeiras populares do lado sul de pernambuco originou o surgimento do Bumba Meu Boi Ipojucano. O nome é uma homenagem alusiva aos engenhos ipojucanos de grande representatividade na história do estado, a partir da segunda metade do século XVI.
A sua criação, ‘’Bumba Meu Boi Ipojucano’’, deve-se ao fato de se prestigiar uma região antiga de grande produção de cana de açucar com uma moenda tradicional movida a tração de bois.
O Bumba Meu Boi Ipojucano é um dos primeiros brinquedos populares a renascer, em pleno século XXI, por estas bandas do litoral sul de pernambuco, e surge para abrilhantar os festejos de momo da tradicional brincadeira do bumba-meu-boi no estado. A sua formação é de 12 componentes, sendo 06 percussionistas (alfaia, caixa, ganzá, agogó, triângulo, abê), e 06 personagens: boi ipojucano, burra calú, padre, cigano, morte e porta estandarte. O repertório é do cancioneiro popular de domínio público e com algumas do autoral próprio.