7º Encontro de Cultura
Fulni-ô (2022), Águas Belas (PE) |
O grupo de Cafunia Txatxilea surgiu em em Águas Belas, com o intuito de contribuir para a preservação e renovação a cultura popular ancestral da matriz indígena Fulni-ô.
Este projeto nasceu através da parceria dos índios fulni-ôs; Marcos Matos e o mestre ‘’Matinho’’. Marcos Alves de Matos é filho do Índio Matinho, e participa com percussionista e back-voz nos grupos liderados pelo seu pai, Banda Pífano Fulni-Ô e Fetxha. Também integra e participa dos cortejos do Boi Calemba Pernambucano durante o carnaval do estado
O público alvo da Cafunia Txatxilea são as crianças e jovens da aldeia de Águas Belas sempre mantendo a mensagem manutenção da cultura e das tradição dos costumes fulni-ôs.
A apresentação do grupo de Cafunia Txatxilea é um espetáculo autêntico da cultura indígena pernambucana, sendo considerado por muitos de uma beleza ímpar. O grupo vem participando de diversos projetos dentro e fora da cultura indígena. O grupo formado e composto de 8 jovens índios que entoando cânticos e loas fazem sua apresentação no tempo de 20 a 25 min.
Participações em projetos e iniciativas:
Apresentações folclóricas nas festividades da aldeia. 5º, 6º e 7º Encontro de Cultura Fulni-ô & Convidados (2020, 2021 e 2022), Águas Belas-PE..