Venho de uma família de tocadores de fole de oito baixos, a família dos Aleixos como somos conhecidos aqui na minha cidade Cabo de Santo Agostinho PE. Meu avô João Aleixo de forma oral conseguiu repassar a tradição da família de tocar o fole de oito baixos para quatro de seus filhos e o meu pai José Aleixo de França, artisticamente conhecido como Mestre Zequinha dos Oito Baixos, compositor de várias músicas instrumentais entre elas forró, xote,baião,chorinho, frevo e arrasta pé, em sua trajetória conseguiu gravar três CDs, foi homenageado por várias vezes em sua cidade e participou de de inúmeros eventos no Estado de Pernambuco e João Pessoa. É com muita emoção e responsabilidade que estou dando continuidade ao trabalho que meu mestre iniciou, levando para o público um show tocado no fole de oito baixos com muitas músicas instrumentais de composição do meu pai, de Luiz Gonzaga e de outros grandes nomes do forró pé de serra tradicional, minha maior preocupação em meus shows é de preservar a tradição e despertar nos jovens o interesse de aprender a tocar instrumento porque em muitas cidades por onde passo não tem tocadores de fole de oito baixos, mas tenho certeza, que essa realidade vai mudar, porque por onde passo com meu show semeou a semente do fole de oito essa matriz cultural que representa e identifica o povo nordestino. O grupo se apresenta como banda de forró com vocal, 8 baixos, triângulo, zabumba, baixo, caixa, percussão.
Proposta de show musical com uma hora de duração, com clara referência ao trabalho do saudoso meu pai Zequinha dos 8 Baixos (falecido em 2022) no forró de 8 baixos, Nosso repertório é parte autoral e outra parte dos forrozeiros nordestinos consagrados (Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, Flávio José, Jorge de Altinho). O grupo se apresenta como banda do forró autêntico, na sanfona ‘’pé de bode’’ ou oito baixos, além do vocal, 8 baixos, triângulo, zabumba, baixo, caixa e percussão, como componentes musicais.
REPERTÓRIO:
Para os festejos do ciclo junino deste ano 2022, Aleixo dos Oito Baixos apresenta um repertório de músicas que destacam ritmos genuinamente do Nordeste brasileiro como o forró, xote, baião e arrasta pé tocado no fole de oito baixos. O tempo de duração de seu show leva em média de 1h ( uma hora ) com muita descontração e alegria deixando o público à vontade na interação com o grupo.
Chorinho Pegado ( Mestre Zequinha dos Oito Baixos)
Balançando os Oito Baixos ( Mestre Zequinha dos Oito Baixos)
Frevando no Balanço da peneira ( Mestre Zequinha dos Oito Baixos)
Assum Preto ( Luiz Gonzaga)
Volta da Asa Branca ( Luiz Gonzaga)
O Cheiro da Carolina ( Luiz Gonzaga)
Vida Viajante ( Luiz Gonzaga)
Forró no Escuro ( Luiz Gonzaga)
Feira de Mangaio ( Sivuca e Glorinha Gadelha)
Na Emenda ( Luiz Gonzaga)
É Proibido Cochilar ( Os Três do Nordeste-compositor Antônio Barros)
Fole Gemedor ( Luiz Gonzaga)
Olha pro Céu ( Luiz Gonzaga)
São João na Roça ( Luiz Gonzaga)
Meu Cenário de Amor ( Petrúcio Amorim)
Ciranda nos Oito Baixos
Chililiqui ( Trio Nordestino)
Último Pau-de-arara ( Fagner)
Voltei Recife ( Alceu Valença)
Oito Baixos imortal ( Mestre Zequinha dos Oito Baixos)
FICHA TÉCNICA
Sanfona de oito baixos- Givaldo Aleixo de França ( Aleixo dos Oito Baixos)
Zabumba - Edivaldo Lopes
Triângulo - João
Flauta transversal e back vocal - Maria de Fátima
Fotógrafo - Wedson Gomes