quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Reunião FUNDARPE Carnaval 2018

Marcos Moraes e Marcia Souto
Estiveram reunidos na sede da FUNDARPE, quarta feira (17/01/2018), o Centro Cultural Farol da Vila, União do Coco de Olinda, gestores, brincantes e coquistas diversos do estado, para juntos com a presidência da casa ecoordenação de cultura popular (Teca Carlos) trocarem opiniões sobre o formato do Festival do Coco da FUNDARPE no carnaval 2018 do estado.

Na pauta: caches dos grupos, local da realização, grupos participantes, data do evento e nome do evento. 
Coquistas presentes

Na ocasião o Centro Cultural Farol da Vila apresentou um ofício com assinaturas dos coquistas presentes reivindicando a mudança do nome do festival realizado pelo estado, tendo em vista que o Encontro Pernambucano de Coco é realizado pelo Centro Cultural Farol da Vila, desde 1998, há 20 anos.

Na reunião, a presidente da FUNDARPE Márcia Souto ponderou sobre todos as questões levantadas, e afirmou que o Encontro de Coco da Fundarpe 2018 acontecerá em Olinda (Mercado da Ribeira) ou Recife (Torre Malakoff) dependendo apenas das datas viáveis em comum acordo com a prefeitura de Olinda ou a comissão de carnaval de Pernambuco. Quanto aos caches dos grupos habilitados e a inclusão dos mesmos no carnaval 2018 ficou assegurado que, os mesmos participarão em sua plenitude no carnaval, alguns no encontro e outros nos polos das cidades patrocinados pelo estado.

Coquistas presentes
No tocante ao nome do evento, Márcia Souto foi categórica em afirmar que, o novo nome será definido para o encontro da FUNDARPE, tendo em vista que o estado através da sua Fundação de Cultura reconhece o direito autoral do projeto Encontro Pernambucano de Coco ao Centro Cultural Farol da Vila. 

Em sua fala Marcos Moraes afirmou: que desde 1998, vem realizando o festival e se sente satisfeito em ver os objetivos iniciais do encontro assegurados em suas realizações e com o resgate e fortalecimento alcançados e comprovados pelas centenas de grupos atualmente em atividade, e nas diversas iniciativas (Sambadas, Festivais e Encontros) sendo feitas nos mais diferentes redutos do estado. 

E declarou ainda: os seus agradecimentos pela oportunidade e pelo reconhecimento da autoria do projeto pela comunidade coquista, FUNDARPE e governo de Pernambuco.


Índio Matinho
Fotos e texto: Centro Farol da Vila