PRAIA DE GAIBU |
A Belíssima Praia de Gaibu é a uma localidade de constante visitação, por turistas, veranistas, pesquisadores, estudantes e pessoas que buscam o lazer e o entretenimento cultural, o ano inteiro. É em Gaibu, que está situada a sede do Centro Cultural Farol da Vila e o projeto cultural intitulado.
O Centro Cultural Farol da Vila, é uma organização não governamental sem finalidades lucrativas e foi fundado em julho de 2007, na Rua Amauri Miranda, 122, na Praia de Gaibu, no município do Cabo de Santo Agostinho, e foi concebido para gerar e criar um ambiente de difusão e preservação cultural das potencialidades históricas do contexto Cabo de Santo Agostinho. O Centro Cultural Farol da Vila possui um bom acervo fotográfico dos conjuntos antigos, ruínas, edifícios isolados, engenhos, vilas operárias e reservas florestais do município do Cabo de Santo Agostinho, que agora, por meio desta iniciativa, está sendo colocado a disposição para a visitação pública, com o ponto de memória ou do acesso virtual, pela internet.
O Ponto de Memória do Cabo de Santo Agostinho é a primeira referência de preservação da memória dessa região, tão rica para o turismo nacional e internacional e parte substancial da História de Pernambuco, do Brasil e do Mundo, com potencialidades culturais, até o momento inexplorado. As capelas rurais, engenhos da colonização, senzalas, casas grande, vilas operárias, fortalezas, ruínas, casarios, relevos geográficos e reservas florestais (resquícios da mata atlântica), permanecem até hoje desconhecidos pela maioria dos visitantes e da própria população do município.
O projeto cultural ''Cabo de Santo agostinho – Ponto de Memória'', junto ao Centro Cultural Farol da Vila, Funcultura, Fundarpe e o Governo de Pernambuco, tem a honra de recebê-los para uma visita a nossa iniciativa, fiquem a vontade e sejam bem vindos!