sábado, 29 de junho de 2019

Grande Expectativa para o 4º Encontro de Cultura Fulni-ô e Convidados, dia 12/07/2019 em Águas Belas-PE.



É grande a expectativa para o acontecimento do único festival indígena de Pernambuco. Já estão confirmados a participação de 8 (oito) grupos da cultura popular do estado, sendo 6 (seis) grupos indígenas da tribo Fulni-ô de Águas Belas, e 2 (dois) convidados da região metropolitana do Recife. Outros grupos e mestres pernambucanos estão a confirmar presença na iniciativa, pois integrar a programação do projeto indígena é algo marcante no currículo de cada grupo participante.

''Estar em terras indígenas de Águas Belas é é algo indescritível e ancestral para mim, pois é um momento único de troca com a cultura Fulni-ô, e muito aprendizado com o povo considerado Primeiro Habitante do Brasil!.... E eles preservam seus costumes e suas tradições'', afirma o mestre Dié de Ponte dos Carvalhos, bairro da cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE. Mestre Dié Filho é um artista representante da cultura do coco de roda cabense, e estará presente no festival participando da ''Ciranda Praieira Pernambucana''.

Segundo o coordenador geral da  festa - Marcos Moraes...''O encontro será no dia 12/07/2019, com duas atividades acontecer na Escola Indígena Marechal Rondon da Aldeia Fulni-ô - Recreação e Cinema, 15h00 e 16h30, respectivamente. E a partir das 19h00, na Rua Santa Terezinha (Área Indígena Fulni-ô) em frente ao nº 185, os shows acontecerão a todo vapor. Será um momento marcante na história da cultura indígena brasileira, pois proporcionará o encontro de mestres e grupos de várias matrizes dos ritmos populares do estado, tudo sob o comando do Índio Fulni-ô Matinho''.

O projeto conta com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, e realização do Centro Cultural Farol da Vila e Centro de Cultura Índio Matinho.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

19º Encontro Pernambucano de Coco 2019 - Retorna em Grande Estilo a Programação Oficial do Ciclo Junino 2019 de Pernambuco e do Cabo de Santo Agostinho









Coco do Mestre Juarez da Tabajara (Olinda-PE).


Como num passe de mágica o 19º Encontro Pernambucano de Coco chega em grande estilo na Belíssima Praia de Itapuama do Cabo de Santo Agostinho-PE, no dia (22/06/2019), retornando ao Calendário Oficial Estadual do Ciclo Junino 2019 de Pernambuco, e também do Ciclo Junino 2019 do Cabo de Santo Agostinho-PE, comemorando inclusive pela primeira vez na cidade do Cabo o dia Municipal do Coco de Roda (14/06/2019).

O projeto contemplou 10 (dez) grupos de coco de 06 (seis) cidades pernambucanas (Águas Belas, Bom Conselho, Limoeiro, Cabo, Recife e Olinda) - Meste Galo Preto (Bom Conselho), Fetxha (Águas Belas), Zé de Teté (Limoeiro), Coco do Mestre Juarez (Olinda), Mestres do Coco Pernambucano (Cabo-Recife), Coco de Roda do Cabo de Santo Agostinho (Cabo), Coco de Pontezinha (Cabo), Coco do Mestre Zezinho (Cabo), Ciranda Praieira Pernambucana (Cabo-Olinda) e Coco de Mulheres (Olinda). Os grupos foram contratados com o incentivo cultural da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco e Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Secretaria Executiva de Cultura e Lazer. 

O Encontro Pernambucano de Coco nasceu em 1998 no bairro de Pontezinha, Cabo-PE, e de lá para cá nomes consagrados do coco de roda estadual e nordestino como - Mestre Salustiano (In Memoriam), Zé Neguinho do Coco (In Memoriam), Selma do Coco (In Memoriam), Célia Coquista (In Memoriam), Roberto Cocada (In Memoriam), Lia de Itamaracá, Cila do Coco, Zé de Teté, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Grupo Indígena FETXHA, Mestres do Coco Pernambucano, Coco de Pontezinha, Bongar, Cila do Coco, Aurinha do Coco, Coco de Zambê do Mestre Geraldo (RN), Nelson Rosa de Arapiraca (AL), Coco e Ciranda do Mestre Benedito e Cabedelo (PB), participaram ao logo dos mais de 20 anos e 19 edições do festival, que é tido como pioneiro e único no gênero, e que ostenta o título de Festival Nacional por vencer por duas vezes o Edital PPC - Petrobras de Música (2007 e 2010) e também o Edital Eletrobras 2011, além de outros diversos prêmios nacionais (Culturas Populares e Funcultura SIC-PE).

A realização do festival é do Centro Cultural Farol da Vila e do Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha, e contou com a participação da equipe técnica da ONG (Marcos Moraes, Aílton de Gaibu, Ricardo Gomes, Dinho Fotografo, Lincoln Kadosh, Humberto Pazzanese e  Rinaldo Aquino).

terça-feira, 18 de junho de 2019

19º Encontro Pernambucano de Coco 2019 acontecerá em Itapuama, Cabo-PE.


quarta-feira, 5 de junho de 2019

1ª Mostra Cabense de Quadrilhas Juninas - 2019


Noite feliz e muita festa no dia 07 de junho de 2019, na abertura dos festejo juninos do município Cabo, e na Quadra da Escola Modelo de Garapú, pela primeira vez na história cultural do Cabo de Santo Agostinho, é realizada uma mostra das quadrilhas da cidade reunindo as juninas Brilho de Ouro de Ponte dos Carvalhos, Bacamarte e União Junina da Cohab. Tudo transcorreu muito bem, e o incentivo é da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, com a  realização do Centro Cultural Farol da Vila. 

As três quadrilhas da cidade do Cabo de Santo Agostinho e organização decidiram homenagear a Quadrilha Junina Brigões de Suape pelo seus 35 anos de atividade e de representação, como quadrilha pioneira da cidade e uma das mais antigas de Pernambuco, da cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE.