segunda-feira, 8 de março de 2021

MORRE O MESTRE FERREIRINHA DA CIRANDA PERNAMBUCANA DE OLINDA

Os mestres amigos e parceiros, Geraldo, Ferreirinha e Baracho....juntos agora a cirandar no paraíso!

Faleceu hoje por volta da madrugada da segunda-feira o mestre cirandeiro (Ciranda Pernambucan de Olinda), maracatuzeiro, bumba-meu-boi (Boi Mimoso), cavalo marinho e brincante, Severino Ferreira da Silva, ou Ferreirinha, como é carinhosamente chamado por muitos. 

Natural da cidade Aliança (Mata Norte). Nasceu no dia  16/10/1937, e neste ano de 2021 completaria 84 anos de vida. Mais o destino o pegou dormindo, e carregou o mestre para o plano espiritual, vindo a se juntar aos amigos cirandeiros de outrora mestre Baracho e mestre Geraldo da Ciranda Imperial. 

Para quem não sabe, Ferreira, Baracho e Geraldo por muito tempo, nos anos 70, seguraram a brincadeira da ciranda em Dona Duda do Janga, Paulista-PE. 

Ao vim morar na cidade Tabajara, precisamente na Chã de Mangabeira, assim batizada por Ferreira, ficou residindo no limite geográfico entre as cidades de Olinda e Paulista. 

Porém foi em Olinda, que o mestre Ferreira formou a sua ciranda. Qual homenageou no nome do batismo à terra de tantas belezas e das ladeiras históricas. Foi o mestre Salustiano, seu irmão de criação, que o aconselhou a formar a sua ciranda, bem como batizou o seu nome como Ciranda Pernambucana de Olinda. 

Ferreirinha percorreu todas as tradicionais festas renomadas do estado, tendo inclusive participado, junto ao mestre Salustiano de inúmeras viagens internacionais (Europa). Também em várias edições apresentou o encontro de maracatus do espaço Ilumiara Zumbi, realizado por Salú. 

No Pátio de São Pedro foi um dos criadores dos tradicionais concursos de ciranda, na década de 80.

A importância de mestre Ferreira para a ciranda de Pernambuco, o coloca no patamar dos grandes mestre da cultura popular do estado. Foi um dos últimos expoentes da velha guarda cirandeira!

Viva o mestre Ferreirunha!...Viva a Ciranda Peranbucana de olinda do Mestre Ferreira!