Guerreiro e Articulador Cultural de Pernambuco!
Lutou no Bom Combate da Cultura Popular e da Capoeira Brasileira!
Descanse em Paz!
Marcos Moraes
Difícil momento pra tentar arrumar palavras para descrever o fato!....fizemos muito juntos e com muitos !...desde quando o conheci.
Amigo, parceiro, lutador e profissional da cultura popular.
Não dá para descrever aqui as inúmeras parceiras realizadas ...e de fato perdemos com a sua partida parte de nós mesmos! ....porém a boa lembrança, destes mesmos momentos ao seu lado, será o estimulo para continuarmos na luta!
Descanse em Paz nosso irmão Pacheco!
Jairo da Silva Dornellas, Nasceu 16 de fevereiro de 1969 em Recife, filho de João Geraldo Dornellas, Olindense, e Leonilda da Silva Dornellas, Paraibana. Jairo desde criança admirador da cultura popular tendo em si adquirido as raízes culturais de seu avô Joaquim Amaro, que era pescador e cantador de coco na Paraíba, pai de sua mãe. Mestre Pacheco escutou as primeiras musicas do coco da boca de sua mãe, quando cantava pra ele dormir.
Mestre Pacheco Cantador é cantor e compositor de coco de roda, seu estilo e do coco praiano olindense, de um ritmando forte, com muita poesia cheias de rima improvisada e embolada, relatando o cotidiano da vida da pesca e façanhas dos mestres do mar. Por 12 anos viveu e foi um divulgador da cultura popular pernambucana na Europa como; Suíça, Alemanha, Holanda, Itália, Portugal, Espanha, Dinamarca, Suécia e Inglaterra. Estudou Alemão, Dinamarquês e Inglês, reconhecido oficialmente mestre na arte da capoeira, e como bom na arte do coco de roda.
Inicio-se na capoeira em 1986. Em 1992 foi Zurich na Suíça para ensinar capoeira e estudou Alemão por um ano, em 1995 em Copenhagen Jairo foi vocalista do grupo dinamarquês “Guerra e Paz” onde cantava e tocava percussão, em 1996 ainda na Dinamarca foi percussionista da banda “Yes Brasil” onde tocou percussão em um concerto com o grande guitarrista escandinavo Christian Sievert. Foi back vocalista e percussionista da banda “Axé Brasil” junto com o cantor e compositor baiano Gil Felix, e fez um curso da língua Dinamarquesa. Em 1997 foi para Colônia na Alemanha onde continuou com seus trabalhos com capoeira e participou como ritmista de grupos de Pagode e Samba Reggae local. Em 1998 voltou a Olinda e gravou o primeiro cd de musicas de capoeira angola de Olinda”Angoleiros de Olinda”, e continuou com seu trabalhos culturais em comunidades e escolas de Olinda, Sitio Histórico, Ouro Preto e Peixinhos. Em 2000 Iniciou um trabalho de coco com o falecido Mestre Dedo pescador, que era cantador de coco, como também seu parceiro de pescaria em Olinda. Jairo em 2004 foi a Londres, e la fundou o grupo “Coco do Reino” junto com os Percussionistas Lucas Amorim e o inglês Sam Alexander,.
Em 2005 gravou em Londres do CD do Coco do Reino, com 12 faixas composta por Pacheco (Olinda to London) lançado em Olinda no Mercado da Ribeira 8 de outubro 2005.
Apresentou-se no Glastonbury Festival 2005, o maio festival da Inglaterra, e representou o Brasil com um grade concerto “Coco de Roda e Maracatu” com a marca “ Coco do Reino – led by great Mestre Pacheco, traditional songsmith from the beaches of Olinda Pernambuco “. Pacheco apresentou-se varias vezes no Clube Guanabara - London, o maior clube brasileiro da Inglaterra, e fez vários shows em Pubs diferentes, em cidades Inglaterra e , como também foi vocalista e compositor do * Maracatu Estrela do Norte de Londres *.
Participações:
Carnaval de Olinda 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020.
São João 2014 do Recife (Encontro de Coco de Olinda).
Fundarpe 2012, 2014, 2015, 2016, 2017.
São João de Pernambuco/Recife 2014, 2015, 2016, 2017 (Moeda, Casa da Cultura (2), Olinda).
Auxilio Emergencial da Cultura Olinda (2020, 2021).
Auxílio Emergencial de Pernambuco, Carnaval e São João (2021).