sexta-feira, 9 de junho de 2023

23º Encontro Pernambucano de Coco, em Pontezinha e Porto de Galinhas-PE.

 



















No São João 2023 de Pernambuco, a Fundarpe, Secretaria de Cultura e o Governo de Pernambuco apoia a realização do 23º ENCONTRO PERNAMBUCANO DE COCO, em duas cidades, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.


Nos dias, 10 e 13 de junho de 2023, a festa será no Palanque do Coco, de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho-PE, à partir das 21 hs, e terá a participação garantida de vários grupos do coco de roda estadual.

No dia 10/06, teremos o Mestre Dié do Coco, Coco do Mestre Zezinho, e o Coco de Pontezinha. No dia 13/06, Dia de Santo Antônio, e feriado no município do Cabo, teremos os grupos Ciranda Praieira Pernambucana, Coco Renascer, e Mestres do Coco Pernambucano.

Já no dia, 01 de julho de 2023, à partir das 19h30, e dentro das comemorações do São Pedro de Porto de Galinhas, o encontro acontece na Rua Beijupirá, com participação do Mestre Jujuba do Coco, e do Coco do Zé Moleque.

HISTÓRICO DO FESTIVAL: O Encontro Pernambucano de Coco é o festival pioneiro e exclusico da cena do coco estadual, na sua trajetória de mais de duas décadas  de realizações, por duas vezes obteve a chancela da Petrobras (2007 e 2010), como festival da música tradicional e popular brasileira,  assumindo inclusive status de evento nacional, integrando a cultura regional do coco de roda. Em outras edições foi incentivado pelo Funcultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco, Chesf, Eletrobrás, SIC Recife, e diversas prefeituras da região metropolitana do Recife. Percorreu várias cidades no estado de Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho,  Ipojuca, Olinda, Recife, Rio Formoso e Ilha de Itamaracá. Durante a sua existência, mais de uma centena de grupos passaram pelo palco do festival. Nomes renomados do coco estadual, como Selma do Coco, Zé Neguinho, Célia Coquista, Zorro de Lima, Roberto Cocada, Ferrugem, Pombo Roxo, Aurinha, Galo Preto, Bongar, Mestres do Coco PE, Coco de Pontezinha, Índio Matinho, Zé de Teté, Ciço Gomes, Cila do Coco e Coco Raízes de Arcoverde, dentre muitos outros artistas e grupos da cena do coco de roda pernambucano e nordestino.

A 23ª edição do projeto tem a realização do Centro Cultural Farol da Vila, e produção da Ponte de Perro Produções e RG Produções, em parceria com as prefeituras municipais do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, e Associação dos Artesões e Empreenndedores do Espaço Cultura Artur Maroja, de Porto de Galinhas-PE. O incentivo é da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

FICHA TÉCNICA:                                                                                                                                                                                  

PALANQUE DO COCO, PONTEZINHA, CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE.                        

10/06/2022 (21 HS) - MESTRE DIÉ, COCO MESTRE ZEZINHO, COCO DE PONTEZINHA.            

13/06/2022 (21 HS) - CIRANDA PRAIEIRA PE, COCO RENASCER, MESTRES DO COCO PE


RUA BEIJUPIRÁ, PORTO DE GALINHAS, IPOJUCA/PE.                                             

01/07/2022 (19:30 HS) - MESTRE JUJUBA DO COCO, COCO DE ZÉ MOLEQUE.

INFORMAÇÕES:                                                                                                                                   



(81) 98621.2148 / WWW.INSTAGRAM.COM/FAROLDAVILA